terça-feira, 1 de março de 2011

SINFONIA LÍRICA DE MARÇO



















 Ed. Cardernos Literários
Tribuna  de São José


I - ÁRIA PARA UM VIOLINO ANOITECIDO
                                                         Eulália M.Radtke


Não é segredo que a memória
se esconde no  fundo do esquecimento,
                      furtiva tarciturna
como um quartzo esfumaçado
                         de arestas agudas.
Não é a estranheza a quietude
                         de deuses galantes
sob a erudição dos claustros,
nem os falsos esplendores das deusas
ainda que a mais simples
                                           ainda a mais nua.


Os ancestrais se guardam em lençóis
                        d'água subterrâneo.
Imóvel como um bonze antigo
plantado na praça d'uma aldeia
                      transmutado em signo indivizível
                      reside
o esplêndido sonho:
                      sob um estado ardente de lava
                      manchas transversais oníricas
                      desejo d'um silêncio eterno
                      um cortejo de  vertigens lúdicas
                        -- bailarino ou matador --
                          obsceno-- axial
                      fecunda chama sagrada.








2- SUITE PARA UM SANTO CARPINTEIRO




Quando  éramos tão silêncio
                           tão longe
                           tão densos de mata / ouro
avifauna -- cedros --bracatingas --pinho

quando éramos vertigem
                     ritos tingidos
                     aos duendes iluminados
cogumelos manchados,rígidos

quando éramos frutos pendidos
dourando a dança sagrada
                                        dos astros,

um dragão dourado
                       persuasivo e grave
                       doído pela própria alma
                       como uma vaga inchada
situou-se no coração
das palavras: Deus e demônio.

Era assim :água plana
espelho feito de exatidão
         idílio- heróico
luz surda atrás de todas as coisas
             urdida
        continuamente
        em ouro e mirra,
um tecido de perfume adormecido
de vida cevada e medo
-- a gratidão sobrepôs a esperança --
             inventada em Deus.


Quando éramos tão longe
               face fechada
         veio--vertente
num cortejo de alquimistas
      ruidosos,crespulares
              feiticeiros
fatigamos os cantos dos anjos
na virtuose d'uma voz dobrada





                ceifando sementes
no peito adivinhado
ancinho -- a foice
martelo -- clarões
              fauno transmutado
               São José.












































3- OPUS N° 1 PARA CORDAS VENTANAS DA SERRA DO MAR



Inventamos jardins de solidão
                              ordenada
                     pálpebras fechadas
                     protegendo sonhos.
Inventamos pena e gritos
armaduras espelhadas em homens tristes
               dogmas herdados
sob  peso e densidade das metáforas.


Homens frequentemente tristes
inventam jardins sépias,
afrodites voluptuosas e graves
assumidas na forma do vento
        metamorfose
sob a pele d'uma flor
ou  d'um buquê de Renoir


Grandes versos noturnos
sonolentos
de luz sinuosa amoldando
sombras
ovais -- contidos ao plano
        divino, eternos,fluídos
com a resistência pacífica  do mármore
                      transpõem
                Serra do Mar.


Vento mínimo
vento tanto,
              aparas de copa
jardineiro de sementes intocadas.


Ai véu de nós!
--hóspede fecundo dos enígmas--
translado do que nos resta
                        o que destina o coração





na dança da eternidade.

Ái tabuleiro e asas
                     altissonantes
      gorjeio alumbrado
      onde se entesa o sonho
      sob os lamentos das cortinas
                    etéreas!


Ái! Serra do Mar!



































4 -- OPUS N° 2 ÁRIA ASSOVIO E MISTÉRIO



Neste inventário de volúpias
                            temos gravuras do passado
                                                quintais de celebração
                                                 rostos graves
uma fresta de luz dentro
um veio d’água  -- faina
                          -- desalinhos
              venerados símbolos.


Neste armário  tímido,resplandecente
a sutil alquimia se enleia,
temos códigos
mitos de carne e sangue
              incompreensívelmente divinos
paramentados títeres e vozes
ruminadas nos olhos lassos.








Antigo, intenso
            um fio indesmanchável
            trança a vida
como um cristal de rocha tange
            a reza
            a ressonância das fés.


O céu é aqui
a nódoa do vinho ali
sob castiçais escorridos
             de velas amarelas
              pulsares e estrias na alma.


No olhar do tempo envelhecemos
              (insustentáveis)
carne  enrigecida na bandeja exposta
                       sal  e mel
amor transitivo
ou uma flauta de música tardia
                      de notas mais tensas,
                                                       telúricas.


Lembrar é coisa normal
num modo triste de certos
anoiteceres.


















5 – VARIAÇÕES PARA CLARINETES DE        
         MARÇO


Num jogral da História
ou leve partitura rítmica
                     da memória,
folhas temporais tecidas em ouro
                     e pano divino
                     sem gládio e lança
mas numa eterna prece
ditam em delírios de tons
                  pastéis --- ambíguos
no chão quieto desta terra.



São os Josés dos Pinhais,
das vicerais estranhezas
        --  a dama, o rei, o louco –
        lendas e soberanias,almas de faustos
estirpes de amuradas sonoras,



oh coração humano
aparado da espessura do mundo,


oh imortalidade dos cavalos alados
sem dor orgânica
diferenciados apenas pelos sonhos,



oh poesia feita de marfim
             imaginário
de barro e raízes sinuosas
incorporando sintaxe à terra,







Oh caramujos alastrados
vagarosos como algas a espera
d’um grande acontecimento
                             profundo.


O louco, o rei, a dama
numa pira olímpica
de palavras acesas
                     matizes
diamante das emoções mais pátria
                     catileno,
aqui deixou-se pendurado
o velo de ouro no templo
             da lida
             da pulsação
             o segredo dos sumos
             a ardentia dos desejos
             murano  --carrara
                      opalinas
             cercadura ---criames
                   dialética
             alucinação –sentinela
             sonda sensorial urdida
             gestos de aço fraudando
                                          a morte.



            Ai...!
O fruto aberto dolorosamente
          mergulhado
ás duras disciplinas do espírito.



No fundo do retrato lustrado
            rítmico  e eterno


São José dos Pinhais.







A MESA POSTA

           Eulalia M. Radtke


CEIA DAS ETNIAS

    Ed.parede  do jardim do Banco do Brasil
        em São José dos Pinhais -PR

                                


Na mesa
o pão
o vinho
o poema.
Pela janela
o matiz da natureza
            inteira
como grandes vinhedos
no coração da existência.



Na casa
a luz
a ânfora dos lírios mudos
o anfitrião.
Pela porta,
o perfume de vida inteira
como a fonte envelhecida
        do vinho sábio.




       
  





Na história,
o homem
a vida
a morte
Pelo coração
a performance das metáforas
como a exatidão do vinho
         no fio do poema.

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