domingo, 13 de fevereiro de 2011

Biografia -reformulada....Palavra Dicionário Crítico

Eulália M. Radtke

Eulália M. Radtke, nasceu  entre lavouras de Gaspar SC em 6 de maio de 1949. Ao aprender as primeiras letras,  desenhava no chão   palavras, e levava à boca os dedos  para sentir o sabor da magia do mais tenro iniciar da arte de escrever
Com mãos  de roça e coluna vincada, embalou 7 irmãos com a responsabilidade  de mãe. Foi fiandeira de fios do algodão e da palavra , em  época de sonhos de menina adolescente. Escola, jornal, Galeria de arte, Universidade,  Teatro, Rádio e Secretária da  Cultura foram seus degraus para a elaboração de sua obra literária onde lega, Espiral, Sermão das Sete Palavras, Olho D'água, Lavra Lírica, mais de 60 antologias pelo país e fora dele. Sente orgulho de estar no  primeiro Dicionário*Crítico de Escritoras Brasileiras em 3 séculos. Trabalho este elaborado, pelas mãos  da catedrática Nelly Novaes Coelho da USP.
   Pelas mãos de Lindolf Bell- escritor  catarinense, foi reconhecida e colocada no mundo da literatura.E o encontro com literatos foram acontecendo.Alice Ruiz, Paulo Lemisnky, Luiz Fernado Veríssimo, Rubens Jardim, Péricles Prade,Mario Vargas Lhosa, Leila Micoles,Iaponan Soares, Hilda Hist, Alcides Buss, Afonso Romano Sant’ana , entre tantos outros tão importantes quantos os citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário